Cajucultura: não há espaço para amadorismo

Por Vitor Oliveira

Vitor Oliveira

Periodicamente tenho publicado no Blog e no Canal da Cajucultura matérias sobre o que acontece no negócio caju nos principais países produtores de castanha de caju. Para quem encara a cajucultura como de fato um negócio, entendo ser de suma importância conhecer a sua área de atuação em todos os níveis.

Acredito que um dos grandes equívocos que um empreendedor, de qualquer área, pode cometer, é não conhecer o mercado de sua área de atuação. No mundo da informação digital não dá mais para o produtor ficar alienado, preocupando-se em apenas produzir sem, muitas vezes, ter a mínima ideia para quem e como vai vender. A informação nos dias de hoje está na palma da mão. É questão de saber decifrá-la e tirar o melhor proveito possível, evitando, contudo, que a superficialidade da informação conduza a caminhos indevidos.

Tenho repetido que o empreendedor rural nos dias atuais tem que ser um jogador polivalente: entender um pouco de administração, finanças, agronomia, só para citar algumas. E além disso, quando possível, procurar se capacitar nas áreas onde entenda possuir maior deficiência.

Com este novo espaço na web, pretendo agregar o conjunto de informações existentes na diversas mídias sociais que tratam do tema cajucultura, no sentido de facilitar o acesso de todos aqueles que buscam por informações/conhecimentos nesta área. Na moderna agricultura, e a cajucultura está aí inserida, não há mais espaço para amadorismo. Profissionalização é a palavra da hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *