As bebidas vegetais a base de amêndoa de castanha de caju (ACC) estão se tornando mais populares globalmente, atraindo o apelo do consumidor devido ao seu baixo teor de açúcar e gordura. Em 2021 a América do Norte detinha uma participação dominante de 40% e o mercado chinês também está crescendo.
De acordo com um relatório recente , o mercado de bebidas vegetais a base de ACC deve crescer a uma taxa anual de 6,3% até 2033, estimando-se que se aproprie de aproximadamente US $ 207,7 milhões de todo o mercado de bebidas vegetais até o final do corrente ano. Espera-se que os supermercados contribuam com uma participação significativa na receita e o comércio eletrônico deve continuar seu crescimento em todo o mundo. A demanda por sobremesas congeladas também está impulsionando o mercado de bebidas derivadas de ACC, uma vez que produtos não lácteos continuam sendo adicionados aos portfólios da cadeia de valor.
Várias marcas mundiais famosas, como a Alpro oferece um produto de leite de caju, assim como Silk, Rude Health e Plenish. O Projeto Forager lançou uma linha de iogurtes feitos de amêndoa de castanha de caju e leite de coco em 2018, e a Z Natural Foods lançou o Leite em Pó de amêndoa de castanha de caju um ano depois. Outros players importantes no leite de caju incluem Whitewave Foods, Blue Diamond Growers, Daiya Foods Inc., Tofutti Brands Inc., SunOpta Inc., Fine Japan Co. Ltd., Hain Celestial Group , Galaxy Nutritional Foods, Inc. e Vitasoy Australia.
“O leite de caju contém nutrientes e proteínas, auxilia na coagulação do sangue, tem propriedades anticancerígenas, aumenta as defesas antioxidantes e reduz os níveis de colesterol. Além disso, é de fácil digestão e rico em ácidos graxos ômega-6, o que aumenta a demanda pelo produto”, afirma um analista da Future Market Insights (Fonte: Vegnomist)