A partir de hoje, iniciamos uma série de artigos para mostrar de forma resumida um pouco da cajucultura praticada em outros países. O primeiro desta série é a Índia.
O cajueiro é bem conhecido como uma das principais culturas hortícolas e uma das principais commodities lucrativas de moeda estrangeira na Índia. Hoje, o cajueiro é cultivado em 19 estados indianos e fornece empregos substanciais para mais de 1,5 milhão de pessoas.
A Índia requer uma grande quantidade de castanha de caju in natura (1,6 milhão de toneladas) a cada ano para atender ao setor de processamento doméstico. Enquanto a produção nacional gira em torno de 800.000 toneladas, o restante é atendido por importações de outros países.
Os esforços de pesquisa no país resultaram na identificação e desenvolvimento de variedades de alto rendimento. Existem atualmente 35 variedades de cajueiro recomendadas para cultivo. O melhoramento da safra por meio da hibridização para atingir os tipos desejados também resultou no lançamento de 10-15 híbridos por diferentes estações de pesquisa de caju no país.
Na Índia, mais de 78% das plantações são cultivadas organicamente em pequenas propriedades, em solos de baixa fertilidade natural. Poucos cajucultores usam fertilizantes minerais e adotam sistemas integrados de manejo de pragas. No geral, o uso de produtos químicos e fertilizantes é mínimo.
santosherculano79@gmail.com
Que tipo de fertilizantes organico usan
Esterco bovino.
Parabéns Vitor pelas suas informações sempre precisas e atualizada da cajucultura. Veja o exemplo da Índia, como você muito bem mostrou que não é preciso sofisticar a cultura para se obter bons resultados. Devemos sim ficar de olhos bem abertos com o que está acontecendo por esse mundo afora.
Obrigado. É isso mesmo!
Felicitaciones, muy interesante la información, es un ejemplo para tener en cuenta.
Obrigado pela audiência.