Você já ouviu falar na larva do broto terminal do cajueiro? O sintoma do ataque dessa praga no cajueiro caracteriza-se pela formação de uma estrutura semelhante a um “repolhinho”, que abriga as larvas no seu interior. As larvas se alimentam entre os folíolos da parte interna das gemas, provocando murcha, seca e morte do broto terminal. Em seguida, a planta emite novas brotações laterais, que também são atacadas. Surgem novas brotações e novos ataques, atrasando o desenvolvimento da planta e contribuindo para a formação de panículas defeituosas.
A inflorescência emitida a partir de um broto atacado, é de pequeno tamanho, deformada e sem condições de se desenvolver e produzir.
Olá, boa tarde!
No sítio da minha família que fica no município de São João Dos Patos-MA, temos uns 40 pés de cajú e há dois anos percebemos essa praga porém não sabíamos o que era.
Obrigada pela matéria.
Existe tratamento ou prevenção?
Boa tarde! Infelizmente não existem ainda produtos registrados para o controle desta praga. Alguns cajucultores têm feito a poda dos ramos atacados e aplicado em seguida produtos a base de Deltametrina (o Decis é um deles).
Isto está prejudicando bastante as plantações aqui em Jaicos Piaui
Olá! Boa tarde! Infelizmente não existem ainda produtos registrados para o controle desta praga. Alguns cajucultores têm feito a poda dos ramos atacados e aplicado em seguida produtos a base de Deltametrina (o Decis é um deles).